top of page

Renove seu lar com plantas na quarentena

Conheça opções para desestressar e energizar a casa.



Entre as medidas preventivas para diminuir os riscos de contágio do vírus Corona está o isolamento social. A principal orientação é distanciar-se de aglomerações e passar o maior tempo possível em casa.


Neste contexto de quarentena, é preciso adaptar a rotina e incluir atividades estimulantes e que combatam o estresse do dia a dia. Uma boa dica é acrescentar o cultivo de plantas. Elas são capazes de tornar o ambiente mais bonito, tranquilo e acolhedor. Renovam as energias do ambiente e, ainda, melhoram a qualidade do ar.

Atividades de jardinagem são relaxantes e propiciam o contato com a natureza, mesmo dentro do lar. Para quem quer incluir a convivência com plantas durante a quarentena, o ideal é buscar espécies que se adaptam bem a espaços internos.

Então, ao escolher o tipo de planta para dentro da sua casa alguns pontos devem ganhar atenção: verifique o tamanho da espécie, o seu porte; o modelo ideal de vaso; as condições do ambiente mais favoráveis para o seu crescimento como a quantidade de luz e circulação de ar adequada; além dos cuidados necessários de rega, adubação e poda.


Vale ainda investigar se a espécie possui toxinas ou pontas ou espinhos, ou seja, se de alguma forma apresente perigo para crianças ou animais de estimação.


A seguir trouxemos 4 espécies de plantas que podem se adaptar muito bem para dentro da sua casa.


Pacová


Dono de folhas de verde intenso e brilhante, o pacová é uma espécie nativa do Brasil, encontrada na Mata Atlântica.


Rega: moderada, 1 vez por semana. Cuidado para não deixar a terra encharcada.


Iluminação: luz indireta, ou à meia-sombra.



Lírio da Paz


É garantia de flores durante o ano todo em sua casa, o que costuma ser incomum para plantas cultivadas em áreas internas.


Rega: 2 a 3 vezes por semana. Mantenha a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.


Iluminação: luz difusa ou à meia-sombra. É importante uma boa ventilação.



Bambu da Sorte



Sorte, prosperidade, união. Pode ser cultivada na terra ou na água, essa planta traz a tradição oriental da harmonização dos ambientes e bons fluidos.


Rega: 2 a 3 vezes por semana, opte por usar terra fofinha e mantenha-a sempre úmida. Caso opte pelo arranjo, troque a água semanalmente e lave o vaso com água e sabão.


Iluminação: à meia-sombra, sem ventilação direta.



Avenca


Conhecida por espantar “mau-olhado”, dizem que ela é capaz de absorver as energias negativas do ambiente. Pode ser cultivada em vasos suspensos.


Rega: Frequente, mantenha a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.


Iluminação: Precisa de bastante luz, mas esta deve ser indireta



A última dica é sobre analisar o seu ambiente com cuidado. Pensa em usar vasos grandes? verifique se há espaço para no chão e se estes não irão atrapalhar a circulação da casa. Analise ainda se o formato do vaso, a cor e o material combinam com a sua decoração. Cuidado ao apoiar vasos sob os móveis, algumas plantas precisam de rega mais frequentes e, dependendo do material, podem estragar o seu móvel.


Que tal agora investir em nessa ideia e tonar o seu lar ainda mais agradável?




Referências

1) Quarentena com plantas: uma ótima opção para desestressar e energizar a casa

Publicado em 9 de abril de 2020. Por XV Curitiba:


43 visualizações0 comentário
bottom of page